Pesquisa quer produzir subprodutos a partir da carne de peixe e introduzi-los na merenda escolar

Pesquisa quer produzir subprodutos a partir da carne de peixe e introduzi-los na merenda escolar
março 02 12:46 2015

0merendaUma pesquisa apoiada pela Fapema por meio do Edital Universal nº 001/2013, promete causar forte impacto social e econômico no Maranhão. Trata-se do estudo coordenado pela professora Elaine Cristina Batista dos Santos, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que tem como foco a obtenção de carne mecanicamente separada extraída de peixes de menor porte e baixo valor comercial.

Com isso, os pesquisadores buscam obter subprodutos (macarrão, pães e biscoitos) e introduzi-los na merenda escolar da rede pública de ensino. O projeto está em fase de conclusão, e as espécies utilizadas nos experimentos provêm da região da Raposa e de feiras livres da região metropolitana de São Luís. “Os produtos propostos já foram desenvolvidos. Agora estamos aguardando a liberação do comitê de ética para realização dos testes sensoriais”, informou a pesquisadora.

A equipe coordenada pela professora Elaine Santos é composta por docentes da UEMA e do IFMA, acadêmicos do Curso de Engenharia de Pesca, Bolsistas Pibic UEMA e FAPEMA. Além disso, a pesquisa conta ainda com o apoio técnico de Bolsistas BATI/FAPEMA.

Resultados

De acordo com a professora Elaine Santos, levando-se em consideração a composição nutricional e segurança alimentar dos produtos propostos, a pesquisa apresentou excelentes resultados, verificados por meio de análises físico-químicas e microbiológicas. O macarrão enriquecido com proteína de pescado, por exemplo, teve boa aceitação pelos alunos da UEMA. Já o pão e o biscoito tiveram 99% de aceitação.

“A pesquisa pode garantir a boa inserção do pescado na merenda escolar, levando alimentos de fácil aceitação e preparo, além de nutricionalmente equilibrados e de consumo seguro, uma vez que não contêm espinhos ou outros componentes que geram insegurança durante a ingestão”, justificou a pesquisadora.

Elaine Santos e sua equipe trabalham com a temática de elaboração de produtos diversificados e saudáveis para inserção na merenda escolar desde 2009, quando tiveram projeto financiado pelo CNPq para elaboração de hambúrguer nugget e salsicha de peixe. “Nesse projeto, optamos pela elaboração de produtos enriquecidos com proteína de pescado, sem que esses precisassem de fritura e tivessem seu preparo mais prático e saudável”, declarou.

  Categorias: