Portaria da FAPEMA orienta pesquisadores sobre elaboração de orçamento e prestação de conta

Portaria da FAPEMA orienta pesquisadores sobre elaboração de orçamento e prestação de conta
setembro 29 15:47 2021

Portaria de Nº 30 de 11 de agosto de 2021, lançada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), estabelece instruções para elaboração do orçamento que é item obrigatório em todo projeto de pesquisa. No documento consta informações acerca da natureza das despesas, a fim de nortear os pesquisadores na utilização dos recursos na prestação de contas de auxílios concedidos pela Fundação. A portaria pode ser consultada acessando o endereço https://www.fapema.br/portaria-no-30-de-11-de-agosto-de-2021/.

“Observamos que esse é um item do projeto que muitos pesquisadores têm dificuldade de descrever, o que dificulta a utilização dos recursos e a prestação de conta. Recebemos muitas ligações buscando orientações sobre esses procedimentos. A portaria é um documento que esses pesquisadores vão poder consultar e tirar suas dúvidas”, disse André Santos.

A portaria traz o detalhamento das naturezas de despesa com material de consumo, material permanente, serviços de terceiros pessoa física e pessoa jurídica e pessoa Jurídica com o objetivo de auxiliar, em nível de execução, o processo de apropriação contábil da despesa que menciona.

André Santos lembrou que ainda no sentido de auxiliar os pesquisadores, a FAPEMA também tem realizado seminários de orientação financeira com o objetivo de tirar dúvidas sobre a correta utilização de recursos e prestação de conta, bem como sobre como elaborar projetos para concorrer a editais da Fundação. Durante os seminários, que em razão da pandemia estão acontecendo de forma online, são informadas todas as etapas para submissão do projeto.

  Categorias: