Prêmio FAPEMA 2013: Crianças quilombolas são beneficiadas com projeto

Prêmio FAPEMA 2013: Crianças quilombolas são beneficiadas com projeto
novembro 19 13:32 2013

DHUMANOCento e quinze crianças e adolescentes foram beneficiadas com o projeto “Cuidando do Futuro”, no município de Itapecuru-Mirim, que tem como objetivo reduzir a mortalidade infantil atuando no fortalecimento das competências familiares, nos determinantes educacional e de qualificação profissional, capacitando todos os atores sociais – médicos, enfermeiras, agentes comunitários de saúde, parteiras leigas e integrantes da comunidade – como Educadores Sociais.

Esse projeto foi vencedor na categoria Desenvolvimento Humano e Preservação dos Bens Imateriais (patrimônio intangível) que premia iniciativas da sociedade, cujos atores desenvolvam conhecimentos não acadêmicos e assistemáticos, pautados pela experiência cotidiana.

O projeto mostra como é possível potencializar a integração da educação com a saúde, de modo a garantir vida saudável e solidária. No Maranhão, apesar do Índice de Mortalidade Infantil ter melhorado nos últimos anos (atualmente é de 35,18 óbitos a cada mil nascidos vivos), ainda há muito a ser feito para que o estado alcance o índice médio do país (22,58).

Através desse trabalho foram implementadas ações de educação para a saúde e para a cidadania, principalmente para as crianças das comunidades quilombolas, através do “Sementinha” (escola debaixo do pé de manga, destinado a crianças de 4 a 5 anos) e do “Ser Criança” (educação pelo brinquedo, destinado a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos).

Para Cristina Loyola, que desenvolveu o trabalho, as ações se apoiaram no trinômio: Metodologia Inovadora, Formação de educadores e Participação comunitária. Ela afirma que o Prêmio FAPEMA é um estímulo e reforço a ações como as desenvolvidas por meio do Projeto Cuidando do Futuro, que são capazes de mudar o destino de muitos. “Ele leva às comunidades também premiadas o olhar do reconhecimento, que tem potência para ajudar nesta grande caminhada”, destacou.

  Categorias: