Prêmio FAPEMA 2014: grupo de físicos teóricos faz história no Maranhão

Prêmio FAPEMA 2014: grupo de físicos teóricos faz história no Maranhão
novembro 27 12:29 2014

PS - EXATAS E DA TERRAPublicada em mais de 25 artigos, a pesquisa “Aspectos da quebra espontânea da Simetria de Lorentz e da Simetria CPT em teorias de campos” rendeu ao pesquisador Rodolfo Casana Sifuentes o Prêmio FAPEMA 2014, na categoria Pesquisador Sênior, em Ciências Exatas e da Terra.

A pesquisa tem como objetivo testar a quebra espontânea das simetrias de Lorents e CPT e os efeitos que essa ação causa na Física já estabelecida. “Esta linha de pesquisa tem sido intensamente abordada nos últimos 20 anos por físicos teóricos de renome mundial dos diversos centros de pesquisa espalhados pelo mundo”, defendeu Sifuentes.

Em Física, as transformações de Lorentz, nomeadas em homenagem ao físico neerlandês Hendrik Lorentz, descrevem como as medidas de espaço e tempo de dois observadores se alteram em cada sistema de referência, usando, para isso, a Teoria da Relatividade.

Já o teorema CPT, é o princípio segundo o qual os sistemas físicos são invariantes para transformações que envolvem as operações de inversão da carga, inversão de paridade e inversão do tempo.

“O Modelo Padrão Estendido procura que a Física Nova possa explicar aqueles fenômenos que o atual Modelo Padrão não consegue. Entre os objetivos principais, está a busca de possíveis efeitos residuais advindos da gravitação quântica, o regime de alta energia onde se pressupõe que aconteça a grande unificação das forças elementares da natureza”, explicou o pesquisador.

O trabalho vem sendo desenvolvido ao longo de cinco anos e rendeu dezenas de artigos publicados em revistas científicas internacionais, todas indexadas e de prestígio no meio.“A Physical Review D, Physics Letters B e European Physical Journal C foram algumas delas”, enumerou Rodolfo Sifuentes, acrescentando que esses artigos científicos foram resultado do trabalho conjunto desenvolvido pelo Grupo de Física Teórica de Partículas e Campos do Maranhão (GFTPC), do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão.

  Categorias: