Prêmio FAPEMA reconhece pesquisadores do Maranhão

premio2
Por Ivanildo Santos 24 de novembro de 2012

premio2O toque das caixeiras, acompanhando a execução do Hino Nacional, deu uma mostra das emoções que ainda estavam por vir. Foi nesse clima que, na noite de sexta-feira (23), foi realizado o Prêmio FAPEMA 2012, uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). O evento, que aconteceu no Hotel Luzeiros, chegou a sua oitava edição ainda mais fortalecido e consolidado como uma das mais importantes premiações científicas do Norte/Nordeste e premiou 23 pesquisas, totalizando 39 pesquisadores, incluindo os orientadores.

Ao todo, foram distribuídos R$ 200 mil reais em prêmios, além de certificados e troféus. A cerimônia foi presidida pelo vice-governador,Washington Luiz Oliveira, que na ocasião representou a governadora Roseana Sarney, pela secretária de Ciência e Tecnologia, Rosane Nassar Meireles Guerra e pelo Presidente da FAPEMA, Antonio Luiz Amaral Pereira. Reitores, pró-reitores, secretários de estado, pesquisadores e representantes de instituições como Vale, Eletronorte, Sebrae, Senai, Senac e Fiema, participaram do evento.

Em seu pronunciamento o vice-governador parabenizou os premiados e as instituições que “apoiam o desenvolvimento da pesquisa científica”. Ele destacou que é notório o empenho da FAPEMA e da Sectec que têm trabalhado juntas em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão, estimulando a formação de recursos humanos e fomentando o desenvolvimento da pesquisa. “Este prêmio é um importante instrumento de estímulo e reconhecimento”, observou.

 O presidente da FAPEMA explicou que o prêmio visa fortalecer a ciência e tecnologia com o intuito de incentivar a inovação no Estado. Antônio Luiz, aproveitou a solenidade para falar sobre os investimentos feitos pela Fundação ao logo deste ano, ele relembrou ainda, os ótimos resultados dos eventos científicos organizados e apoiados pela Fundação como a SBPC e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que colocou o Maranhão em primeiro lugar no ranking dos estados do Nordeste com maior número de atividades.

Reconhecimento – O Prêmio Fapema tem como objetivo reconhecer o talento dos pesquisadores locais, estimular a divulgação científica e tecnológica do Maranhão, e premiar iniciativas empresariais ou pessoais que contribuam para preservação do conhecimento, com impactos e resultados para sociedade. “O Prêmio FAPEMA é uma das ações da Fundação que incentiva o apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico no Maranhão. O Governo do Estado, a governadora Roseana Sarney, é um dos grandes incentivadores desta iniciativa, já que, cada vez mais, destina recursos mais significativos para esse fim. Também temos o engajamento dos pesquisadores, sem ele nada disso seria possível”, destacou a secretária Rosane Guerra.

Falando em nome de todos os premiados, o doutor Antônio Augusto Moura da Silva, um dos vencedores da categoria Pesquisador Sênior, discorreu sobre o crescimento da pesquisa científica no estado. “Nos últimos anos  a realização de pesquisa científica no estado aumentou cerca de 700% e boa parte desses avanços se deve à FAPEMA, instituição que já é um patrimônio do povo maranhense. Desejo que o financiamento à pesquisa aumente ainda mais, já que, sem pesquisa de qualidade, não há desenvolvimento científico e tecnológico e, sem esse desenvolvimento, o padrão de vida das pessoas não se eleva”, concluiu.

HOMENAGENS – Além de premiações, a noite foi marcada por homenagens a personalidades e instituições em reconhecimento a sua contribuição em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão, como Eletronorte, Vale, Sebrae, Fiema, Senac e Senai, a Secretária de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra, e a de Cultura, Olga Simão, também receberam a placa de Honra ao Mérito Científico e Tecnológico pelo trabalho em prol da ciência e tecnologia no Estado.

premioUm dos pontos altos da premiação de 2012, que teve como tema “Ciência, Tecnologia e Cultura para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável do Maranhão”, foi a homenagem às quebradeiras de coco que fazem parte da União do Clube de Mães do Município de Itapecuru-Mirim. Elas receberam uma placa de Honra ao Mérito em reconhecimento à conquista do Prêmio Finep, na categoria Tecnologia Social, Região Nordeste, com o projeto “Padaria Comunitária com Aproveitamento do Mesocarpo de Babaçu”. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento, que é uma grande oportunidade de mostrarmos nosso trabalho a todo o estado. Antes não tínhamos valor nenhum, agora, estamos ajudando o Maranhão a crescer”, afirmou Maria Nega, vice-presidente do Clube de Mães.