Professora da UEMA lança publicações em parceria com estudantes

Professora da UEMA lança publicações em parceria com estudantes
maio 26 19:20 2016

uema2As obras contam, ainda, com a colaboração de pesquisadores de outras instituições de ensino superior

Amanhã (sexta-feira, 27/05), a partir das 19h30, Monica Picollo, coordenadora do Mestrado História, Ensino e Narrativas, da Universidade Estadual do Maranhão (PPGHEN/UEMA), em parceria com outros professores e estudantes, faz o lançamento das coletâneas O Maranhão Republicano em foco: Estado, Imprensa e Historiografia e Imprensa, Cinema e História: novos objetos e métodos da investigação histórica. O evento acontece na Livraria Cultura, do Shopping São Luís. As obras contaram com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

A obra O Maranhão Republicano em foco foi organizada por Mônica Picollo e por Mariana da Sulidade, mestranda em História, Ensino e Narrativas. Foi iniciada em 2014 e finalizada em 2015. É composta por 20 artigos, sendo 16 de acadêmicos do curso de História, todos vinculados ao Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea, sob orientação de Mônica Picollo. “Três artigos foram elaborados por professores da Universidade Estadual e um pertence a um mestre em Desenvolvimento Regional, também da UEMA”, explica Mônica Picollo.

Imprensa, Cinema e História: novos objetos e métodos da investigação histórica também foi iniciada em 2014 e finalizada em 2015, coordenada, também, por Mônica Picollo e pela professora Muna Onram, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A coletânea é composta por 19 artigos, elaborados por professores e acadêmicos da UEMA, da PUC-SP, Universidade de São Paulo (USP), (Universidade Estadual Paulista) UNESP/Assis, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), USP-Ribeirão Preto, Universidade Federal Fluminense (UFF), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Rio de Janeiro), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Latino-Americana (UNILA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

  Categorias: