Projeto “Arquitetura no Cinema” tem apoio da FAPEMA

Imagem0321
Por Ivanildo Santos 18 de abril de 2011

Imagem0321Aconteceu  no último dia 11, na sala de multimídia do Curso de Arquitetura da UEMA,   a 4ª sessão de cinema promovida pelo projeto de extensão intitulado “Arquitetura no Cinema”, realizado pelas bolsistas e alunas do curso, Louise Uchôa e Karine Rodrigues, sob orientação da Profª Grete Pflueger. O projeto tem por objetivo analisar filmes sobre cidades, arte e arquitetura adaptadas para a linguagem do cinema, na perspectiva de um debate de ideias, com vistas a promover o exercício crítico da comunidade acadêmica da UEMA. O projeto recbe apoio da FAPEMA, por meio do edital Bolsas de Extensão.

Na ocasião, foram apresentados dois filmes editados – “Paris, eu te amo” e “Nova York, eu te amo”. A sessão contou com a presença de 27 alunos e cinco professores de Arquitetura: Ricardo Perez, Frederico Burnett, Grete Pflueger, Erico Junqueira e Hermes da Fonseca.

Após a exibição dos filmes, houve um debate proposto pelas bolsistas, com ênfase nos temas: Mobilidade urbana de NY e Paris em comparação à de São Luís; O que foi feito para que essas duas cidades chegassem ao desenho urbano e mobilidade urbana funcionais e eficientes e quais são as barreiras que existem em São Luís para que se alcance esse patamar; A qualidade e apropriação dos espaços urbanos, principalmente de ruas, praças e parques; A diversidade cultural, social e econômica presentes nas metrópoles e como elas interagem no espaço urbano.

Os alunos presentes puderam discutir, apresentar ideias e ouvir as opiniões dos professores quanto à mobilidade, transporte público e outros assuntos que permearam o debate. Além de discutirem as cidades apresentadas nos filmes, os estudantes traçaram um paralelo entre elas e a cidade de São Luís.

Sobre o BEX – O edital do Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão – BEX está aberto na página da FAPEMA e a data limite para submissão das propostas vai até 27/05. O BEX promove  o  envolvimento  e  a  cooperação  de    servidores/alunos  em atividades  de  extensão,  favorecendo  a  integração  entre  a Universidade e a sociedade, oportunizando maior democratização do saber, e fortalecendo a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.