Projeto maranhense será apresentado em Feira na Argentina

Projeto maranhense será apresentado em Feira na Argentina
maio 20 12:21 2013

keill-maquina 

O Maranhão será representado em um dos eventos para novas tecnologias mais respeitados das Américas. O XI Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica, que será realizado na cidade de La Plata, na Argentina, no mês de novembro, vai contar com a presença dos pesquisadores que desenvolveram um sistema mecânico para extração de óleo vegetal, conhecida como uma “prensa axial”.

A pesquisa é realizada pelo professor do IFMA Keyll Carlos Ribeiro Martins em parceria com os estudantes Evandro Martins Araújo Filho e Ricardo Medeiros Rodrigues do curso de Engenharia Mecânica do Campus Monte Castelo/IFMA. O trabalho aborda o desenvolvimento de sistemas mecânicos simples, para extração de óleos vegetais.

O objetivo do projeto é atender ao pequeno agricultor que comercializa suas sementes e oleaginosas às empresas produtoras de biocombustíveis. Neste caso, ao invés do agricultor comercializar as sementes, passaria a negociar o óleo in natura, que possui maior valor agregado em relação às sementes. “Temos o intuito de atender também com a prensa axial aos laboratórios de pesquisa que desenvolvem análises de óleos vegetais, pois teriam facilidade na operação de extração de óleo vegetal de inúmeras sementes e oleaginosas”, explicou Keyll que coordena a pesquisa.

As atividades do projeto tiveram início em 2008, atingindo o auge da pesquisa em 2010 com realização de 90% do processo de extração de óleo vegetal das sementes. Já foram realizadas simulações que ilustram o funcionamento de todos os componentes do sistema e a partir de agora os pesquisadores estão na etapa de montagem do circuito hidráulico adaptado à prensa axial para dar início aos testes experimentais. De acordo com Keyll, o próximo passo após os testes com o protótipo será a otimização da prensa com algumas adaptações: “Vamos aplicar uma válvula de controle elétrica e implantar um sistema de armazenamento do óleo vegetal extraído”.

O projeto será apresentado no XI Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica (CIBEM 2013) no período de 11 a 14 novembro de 2013. A criação da “prensa axial” foi possível graças ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA, através do edital Universal nº 010/2009. “Dentro do contexto geral a FAPEMA tem sido um suporte de cunho científico e tecnológico aos inúmeros pesquisadores do Estado do Maranhão, promovendo o desenvolvimento dos projetos que venham atender às necessidades das comunidades maranhenses”, finalizou pesquisador.

  Categorias: