Reitor da Uema e diretora da Fapema discutem segunda edição do Equinox

Reitor da Uema e diretora da Fapema discutem segunda edição do Equinox
fevereiro 12 19:20 2010

O Atelier de Criação Urbana Franco Brasileiro (Equinox), um projeto de intercâmbio entre alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e de Engenharia Urbana da Universidade de Paris-Est Marne-la-Vallée, que tem o apoio do DSC04985Governo do Estado, terá uma segunda edição este ano. A primeira foi realizada em São Luís, em 2009. Este ano, o intercambio acontecerá na cidade francesa de Mont-de-Marsan, com a participação de 47 estudantes de Arquitetura da Uema.

Na última quinta-feira, 11, o reitor da Uema, Prof. José Augusto Oliveira, acompanhado do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Walter Canales Sant’Ana, da pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Grete Pfluegger, e de mais três estudantes do curso de Arquitetura da universidade estiveram reunidos com a diretora-presidente da Fapema, Drª. Rosane Nassar Guerra para solicitar apoio da Fundação para o intercâmbio.

O II Equinox acontecerá no período de 24 de abril a 19 de maio. O projeto faz parte dos eventos de comemoração do ano da França no Brasil ocorrido no ano passado. É organizado por professores e pesquisadores franceses e brasileiros, com o apoio da Uema, da Universidade Paris-est Marme-la-Vallée, Univima, Aliança Francesa e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Além de garantir o apoio, por meio do programa da Fapema de Auxílios à Realização de Eventos, Rosane Guerra disse que, como presidente da instituição, “se sentia feliz em participar e colaborar com o projeto de intercâmbio Maranhão/França”, declarou.

Durante a reunião, Rosane Guerra foi informada pelo reitor José Augusto Oliveira que os alunos e professores da Uema têm feito encontros aos sábados para pesquisar e elaborar projetos que serão apresentados no evento e ressaltou a alegria pelo apoio recebido da Fapema. “Esta instituição tem feito um trabalho para o bem comum, quero cumprimentar a professora Rosane pela forma como vem se relacionando com a comunidade acadêmica”, destacou.

No primeiro Equinox, os estudantes franco-maranhenses trabalharam conjuntamente as perspectivas de projetos urbanos para ajudar a transformar a realidade existente do Centro Histórico de São Luís como forma de promover o desenvolvimento local sustentável.

  Categorias: