Representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa do país se reúnem com a Capes

Representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa do país se reúnem com a Capes
julho 18 19:34 2013

16jul13-ReuniaoCapes-FAPs-GF 4997

“Nossa intenção é interagir cada vez mais com quem está na ponta do sistema de ciência, tecnologia e inovação no país”. Foi com esse objetivo que o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, abriu a reunião da agência com representantes de 22 fundações de amparo à pesquisa (FAPs) de todo o Brasil. O encontro ocorreu na última terça-feira (16) na sede da Capes em Brasília.

Hoje a Capes mantem acordos firmados com 19 Fundações de todo o Brasil. As modalidades de apoio se dão em formas de bolsas de estudo, da iniciação científica ao pós-doutorado, e recursos de custeio e capital. O investimento total desses acordos é da ordem de R$ 760 milhões.

Jorge Guimarães destacou a importância desses órgãos no desenvolvimento científico do país. “As FAPs são um grande instrumento para potencializar a ciência e tecnologia no Brasil. O número e o alcance das nossas fundações é fator inédito em qualquer país em desenvolvimento semelhante ao nosso. Agora, queremos aumentar nossas articulações com todos os Estados e assim avançar mais”, definiu.

Durante o encontro foi assinada uma portaria para instituir o Programa de Apoio e Parceria da Capes com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – Programa Capes/FAP. Para o coordenador-geral de Programas Estratégicos da Capes, Manoel Santana, trata-se de um avanço significativo. “Hoje estamos institucionalizando nossa parceria com as FAPs. É um grande passo pois a partir de agora essa cooperação passa a ser uma ação de Estado, não apenas de governo, o que garante recursos, representa um apoio mais estável e cria procedimentos padronizados”, concluiu.

Na próxima semana acontece reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Recife.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Capes. Fotos Guilherme Feijó – CCS/Capes

  Categorias: