SBPC: pesquisadores maranhenses mostram alface que cresce mais rápido

SBPC: pesquisadores maranhenses mostram alface que cresce mais rápido
julho 13 18:48 2011

fbio-sales.1Pesquisadores do Maranhão conseguiram diminuir o tempo de germinação da semente de alface, usando um campo magnético. Da forma tradicional, a planta começa a brotar em quatro dias depois de plantada. Mas a influência magnética reduz para dois dias o início da germinação. O método inovador foi apresentado na 63ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá até a próxima sexta-feira (15), em Goiânia.

As experiências foram coordenadas pelo pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Fábio Sales, e realizadas com a participação de alunos do ensino médio e da graduação. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o estudo pode tornar mais rápida e eficaz a produção de alimentos, inclusive de sementes que possuem longo tempo de germinação, como as do babaçu e pinhão manso.

Para os testes, foram reaproveitados imãs de um alto-falante. Durante 48 horas, a água utilizada para irrigação das sementes foi colocada em repouso sobre esse campo magnético. “O campo facilita o fluxo da seiva, dos nutrientes, e assim chega mais rapidamente à semente”, explica Fábio Sales. As plantas tratadas magneticamente desenvolvem caules e folhas com maiores dimensões.

Os pesquisadores monitoram diariamente o experimento, ao mesmo tempo em que acompanham o grupo controle, formado por sementes que não passaram pelo tratamento magnético. Segundo Fábio Sales, a técnica não causa danos ao vegetal. “Muitas propriedades melhoram. A tendência é que essas plantas cresçam mais viçosas”, destacou.

Efeito magnético

O campo magnético modifica a estrutura interna da água, colocando mais cargas elétricas ao redor das pontes de hidrogênio e oxigênio, que compõem o líquido. Isso favorece, segundo o pesquisador, a absorção de água e nutrientes pela semente.

Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco (FACEPE), os pesquisadores do Maranhão irão realizar investigações microscópicas, para entender os mecanismos que tornam a germinação das sementes de alface mais rápida.

А сам он интересовался только одним "Скачать motd creator"что происходило и происходит в деревне Синанджу.

Увидел, как что-то черное промелькнуло мимо "Игры тюнинг скачать"меня.

Надеюсь, когда он проснулся, он не чувствовал себя "Скачать лель катя долетай"так, как я в то утро.

Я не "Игры скачать бильярд русский"сомневался, что жить мне осталось совсем не долго.

Он умел быстро "Скачать русский реп альбомами"оправляться от ударов судьбы.

Это поможет вам заучить слова и действия.

  Categorias: