SECTEC discute mudanças nos Conselhos Científicos do Estado

SECTEC discute mudanças nos Conselhos Científicos do Estado
fevereiro 09 19:44 2011

reunio_sectecO Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Maranhão, João Bernardo Bringel, reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (09), com representantes das instituições que farão parte do Conselho Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPEMA) e do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONCIT).

A proposta é que os Conselhos sejam reestruturados, fazendo com que as decisões ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) sejam tomadas com maior agilidade. Com as mudanças, espera-se também a criação de um programa de trabalho para o Estado, visando otimizar o uso dos recursos voltados à CT&I no Maranhão.

O Conselho Administrativo da FAPEMA, que na estrutura atual tem nove membros, passa a ter 13 representantes, com o aumento da participação das instituições de Ensino Superior públicas do Maranhão, de representante dos trabalhadores e de uma secretaria de governo.

“No Conselho, são definidas políticas, prioridades e as ações que deverão ser adotadas pela FAPEMA, tudo em consonância com as decisões do CONCIT”, explicou a diretora presidente da Fundação, Rosane Nassar Meireles Guerra.

De forma semelhante, as Instituições de Ensino Superior, pesquisadores e instituições diretamente ligadas ao setor terão maior representatividade no CONCIT, que ficará com uma estrutura mais enxuta e dinâmica.

Para o secretário de C&T, João Bernardo Bringel, uma das primeiras ações do CONCIT será a criação de câmeras setoriais, para dar celeridade ao processo de discussão de assuntos pertinentes ao Conselho que ainda estão pendentes.

Estiveram presentes à reunião representantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), Secretaria de Estado da Agricultura e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

  Categorias: