Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será lançada no Maranhão
O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), realiza na próxima quarta-feira, dia 24 de abril, a reunião de lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), edição 2013. O evento acontecerá no Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, a partir das 10h.
O tema escolhido para a Semana Nacional foi: “Ciência, Saúde e Esporte”. Em nível nacional o evento é organizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. No Maranhão, a cerimônia será presidida pelo Secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa, e pela presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra.
Foram convidados a participar da reunião reitores e pró-reitores de universidades públicas e privadas, entidades parceiras como Vale, Alumar, FIEMA, Sebrae, Corpo de Bombeiros e secretários de Estado, entre outros. Durante o lançamento, o governo vai apresentar o projeto para o evento no estado e convidar os parceiros a contribuir com propostas para divulgação da ciência no estado.
A SNCT 2013 vai acontecer entre os dias 21 e 26 de outubro e a ideia é promover e estimular pesquisas que tenham como meta a divulgação de temas científicos e tecnológicos relacionados com saúde e esporte. A intenção é ampliar o debate em escolas, universidades e comunidades como forma de integrar o maior número possível de pessoas com o tema proposto.
O Ministério da Ciência e Tecnologia aposta no atrativo dos grandes eventos esportivos – como os torneios de futebol da Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014), bem como as Olimpíadas no Rio de Janeiro (2016) – para despertar a participação popular e estimular a produção de conhecimento entre os pesquisadores.
No ano passado, a SNCT teve como tema “Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza”. No Maranhão, a Semana foi considerada um sucesso. O estado alcançou o primeiro lugar no número de atividades inscritas entre todos do nordeste e ficou em terceiro lugar em todo o país.