Tecnologia possibilita que smatphones sejam usados para exames de vista

Tecnologia possibilita que smatphones sejam usados para exames de vista
janeiro 06 12:35 2015

1 peekretina web 1024

Segundo dados da ONU, no Quênia há mais pessoas com smatphones do que com acesso à água limpa. Pensando em utilizar esse meio tecnológico para ajudar países em desenvolvimento, pesquisadores criaram um dispositivo que permite ao celular realizar exames oftalmológicos em moradores dessa região. A técnica mais barata promete reduzir esse problema “desnecessário”. Segundo o autor da pesquisa, “de cada cinco pessoas cegas, quatro não precisariam chegar a isso”.

Os cientistas do Reino Unido nomearam o dispositivo de Portable Eye Examination Kit (Peek) – capaz de transformar quaisquer celulares do mundo em verdadeiros aparelhos de exames oculares, podendo diagnosticar patologias como catarata ou glaucoma nos estágio iniciais. Isso aumenta drasticamente as chances de cura e reduz os riscos de sequelas. Capturando imagens da parte de trás da retina das pessoas, o criador Ben Schiller afirma: “O aparelho projeta luz no ângulo da retina. E isso pode ser visualizado no celular do médico”.

De acordo com Andrew Bastawrous, oftalmologista responsável pelo projeto, “as pessoas que sofrem com problemas de visão não precisariam viver isso se tivessem passado por exames de prevenção”. A esperança é que o Peek permita que o paciente tire e envie a foto aos especialistas ao redor do mundo, assim podendo ser diagnosticado.

A equipe vem testando o sistema há mais de dois anos no Reino Unido e em países africanos como Botsuana, Mali e Quênia. Para angariar fundos, os pesquisadores contam com um financiamento em crowdfunding – postando seu projeto no site Indiegogo. A meta é finalizar tudo até outubro de 2015.

Segundo os especialistas, o Peek é capaz de ajudar mais de 1000 pessoas por semana. Para o autor, “seja na África ou em outro local, essa é uma ferramenta efetiva, podendo dar atenção e ajudar a todos que necessitarem”.

 

Foto: reprodução Peek
  Categorias: