Torneio de Robótica já conta com mais de 60 alunos inscritos no Maranhão

Torneio de Robótica já conta com mais de 60 alunos inscritos no Maranhão
agosto 09 19:54 2016

roboticaMais de 60 estudantes já estão inscritos para competir na etapa Maranhão do Torneio Juvenil de Robótica, evento de abrangência nacional, cuja etapa no Maranhão acontecerá no próximo dia 2 de setembro no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), em Pindaré-Mirim. Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Estado que foi habilitado para sediar o torneio graças aos investimentos do Governo que tem apoiado projetos na área de robótica, na capacitação de professores e que criou no Iema uma estrutura para a realização da competição.

Nesta semana, o governo, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), entregou no Iema de Pindaré kits de robótica que serão usados pelos alunos durante o torneio. “É a abertura de mais uma janela de oportunidades educacional e profissional para que eles possam desenvolver novas competências e habilidades técnicas”, destacou o secretário Jhonatan Almada, acrescentando que a realização do evento no Maranhão mostra que o governo acertou ao criar o Iema e oferecer uma educação profissional e tecnológica em tempo integral. “Os primeiros frutos começam a aparecer”, observou Almada.

Paralelo ao torneio, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), acontecerá também a 1ª Mostra de Robótica do Iema, que contará com a participação de alunos do instituto e de outras escolas da região e uma formação para professores que será ministra por docentes de robótica do Rio Grande do Norte da RoboEduc – empresa criada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nas áreas de educação e computação com foco na inovação da educação tecnológica.

Ainda como parte da programação do dia, segundo informou o professor Fábio Aurélio Nascimento Costa, que coordena o torneio, haverá apresentação do Planetário, programa que integra o projeto Luminar: Caravana da Ciência da Secti. Nas apresentações do Planetário, os participantes têm a oportunidade de conhecer mais acerca de astronomia observando o Sistema Solar e seus astros.

Torneio Juvenil de Robótica

O Torneio Juvenil de Robótica é um evento gratuito que tem como objetivo difundir a Robótica no ambiente escolar. Interessados em participar do evento ainda podem se inscrever até o dia 01 de setembro pelo site. Informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 99233-6154. Todas as escolas que desenvolvem projetos nesta área estão convidadas a participar do torneio.

Os desafios que serão disputados no Maranhão são a dança resgate e de alto risco, viagem ao centro da terra, sumô tradicional, sumô MMA e cabo de guerra. Na dança, as equipes devem criar uma performance em que um ou mais robôs atuem, necessariamente, com humanos, em coreografia organizada e sincronizada. A coreografia deve ser acompanhada por música durante o período de, no mínimo, 1 min e, no máximo, 2 min.

No resgate, os robôs têm de percorrer, neste caso de maneira autônoma, as linhas que definem o caminho e buscar nos ambientes a serem explorados e os objetos alvos que deverão ser recolocados nos respectivos lugares de destino. Na viagem ao centro da terra, por sua vez, o robô deve seguir, estritamente, o caminho, a partir da posição externa de entrada, até o centro da espiral, onde deverá capturar um objeto alvo, e, a partir desse momento, retornar com o objeto para a posição de partida.

No caso das categorias sumô e sumô large, o robô deve, de forma autônoma, dentro da área disponível da arena, encontrar o oponente e levá-lo a sair da arena. No caso da categoria MMA-sumô, o robô deve, de forma autônoma, dentro da área disponível da arena, ou encontrar o oponente e levá-lo a sair da arena ou encontrar o oponente e levá-lo a um dos cantos da arena (ângulos do octógono) e finalizá-lo.

Já no cabo de guerra, o robô deve, de forma autônoma, dentro da área disponível da plataforma circular que ocupa encontrar uma maneira de deslocar o oponente, através da corda, para conseguir fazê-lo cair para fora da outra plataforma circular, onde esse outro robô deve estar no início da contenda.

Os vencedores das etapas regionais são convidados a disputar a final nacional. Neste ano, a etapa final ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, no Colégio Santo Inácio, em 26 de novembro.

  Categorias: