UEMA destaca a educação mediada pelas tecnologias durante congresso internacional de educação a distância

Por Ivanildo Santos 28 de outubro de 2015

Dadas as dimensões continentais do nosso País, a tecnologia tem exercido um papel fundamental na articulação entre municípios longínquos, encurtando os caminhos do conhecimento, propiciando a troca de experiências e, consequentemente, possibilitando a construção de novos saberes com a intermediação das tecnologias educacionais. Diante disso, surge a seguinte indagação: Concretamente, o que se entende por tecnologias educacionais?

De acordo com a Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMAnet), a Profa. Dra. Ilka Serra, o termo tecnologia educacional “remete ao emprego de recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino. É usar a tecnologia a favor da educação, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo e melhor acesso à informação”.

Nesse sentido, vale lembrar que a Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT) trava uma luta diária para que realmente aconteça a ampliação do uso das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem em todo o país. Segundo a ABT, ainda há resistência por parte de alguns profissionais da educação, em utilizarem esse mecanismo por temerem ser substituídos pela tecnologia.

A Coordenadora do UEMAnet esclarece que tudo isso é um mito, um equívoco que precisa ser revisto: “É necessário deixar bem claro que a tecnologia é um recurso de apoio, e não substituta da ação. Portanto, aliar tecnologia educacional ao trabalho de bons professores é imprescindível para tornar o ensino mais interessante e motivador. Isso se aplica tanto para a modalidade presencial quanto a distância e, nessa perspectiva, podemos afirmar que a UEMA tem avançado bastante, uma vez que grande parte de seus professores já vem experimentando com sucesso essa inovadora forma de trabalhar”, pontuou a Profa. Dra. Ilka Serra.

É com essa determinação que a UEMA, por meio do UEMAnet, tem concentrado esforços no sentido de cada vez mais se consolidar como instituição educacional de referência, dispondo-se a investir tanto em tecnologias quanto em recursos humanos. É com essa compreensão que o Núcleo tem promovido eventos internos que buscam qualificar constantemente os seus profissionais, bem como participado de eventos externos de diferentes formas, a exemplo do 21º CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, que aconteceu em Bento Gonçalves/RS, de 25 a 29 de outubro. No evento, a instituição de ensino expôs seus diversos produtos em um stand; participou com mesa redonda, palestras, trabalhos científicos, sessão de pôsteres.

Durante os cinco dias de programação, a UEMA levou para discussão os seguintes assuntos: TICs; Produção de material didático audiovisual e impresso; Educação do Campo; Validação de materiais didáticos para EAD; MOOCs e REA; Vídeoaulas; Monitoria; Gestão da tutoria; Otimização dos processos de gestão acadêmica, além de uma palestra institucional intitulada A UEMA avançando no processo de democratização e interiorização da educação pública utilizando os recursos tecnológicos educacionais.

No stand, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória da UEMA em EAD, seus projetos, programas e cursos ofertados na modalidade a distância, nos diferentes níveis acadêmicos (técnico, graduação e pós-graduação).