UNA-SUS lança Curso de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa

setembro 16 20:15 2015

 

 

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade

​do Estado 
​ do​ 

 Rio de Janeiro (UERJ), integrantes da Rede UNA-SUS, lançam no dia 18 de setembro o Curso de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa.

 

O projeto, realizado em conjunto pelas três instituições, tem como objetivo capacitar profissionais que atuam junto à população idosa, com foco na prevenção, no cuidado e na identificação de riscos.

 

As vagas serão destinadas aos profissionais da área da saúde, com nível médio ou superior, atuantes no Sistema único de Saúde (SUS), em especial nas Equipes da Saúde da Família (ESF) ou nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). As inscrições vão até o dia 30 de novembro de 2015 e os interessados têm até o dia 31 de março de 2016 para concluir o curso.

 

Para a coordenadora do curso na UFMA, profa. Maria Bethânia Costa Chein, “o Curso de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa é uma proposta inovadora e muito necessária, uma vez que a população brasileira e mundial vem envelhecendo e os profissionais de saúde que fornecem assistência aos idosos precisam de cursos voltados para a esta área de atuação”.

 

Segundo um dos coordenadores do curso e professor da Faculdade de Medicina da UFC, Roberto da Justa Pires Neto, a iniciativa é um passo importante para a qualificação desses profissionais.

 

“Este curso foi pensado como uma oportunidade educativa para esses profissionais. Nós acompanharemos a trajetória de aprendizagem deles, transmitindo conhecimento, despertando reflexões e propondo desafios de modo que eles não somente assimilem os conhecimentos, mas também possam aplicá-los na vida cotidiana do trabalho”, enfatiza.

 

Sobre o curso

O curso será autoinstrucional e deve ser realizado na modalidade educação a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. No total, são 180h, com direito a certificação ao final das atividades.

Constituído de 11 módulos, o curso deve abordar temas como conceitos básicos de envelhecimento, legislação e políticas de envelhecimento, cuidado no domicílio e identificação de idosos em situação de risco na comunidade, ações da saúde da família, entre outros assuntos desenvolvidos pelas três instituições.

  Categorias: