Prêmio FAPEMA 2014: uma vida dedicada a pesquisas sobre doenças negligenciadas

Prêmio FAPEMA 2014: uma vida dedicada a pesquisas sobre doenças negligenciadas
dezembro 02 12:35 2014

PS - SAÚDEFormada em enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1978, Arlene de Jesus Mendes Caldas obteve o título de mestre em Saúde e Ambiente, também pela UFMA, em 1998, e o título de doutora em Patologia Humana, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, em 2004.

Ao longo desse tempo, fez carreira universitária na área de Doenças Transmissíveis, atuando em pesquisa e docência. E, pelos anos dedicados à pesquisa científica no Maranhão, ela foi a vencedora do Prêmio FAPEMA 2014, na categoria Pesquisador Sênior, área de Ciências da Saúde.

Além de aulas, palestras e conferências ministradas, Arlene Caldas possui 67 artigos publicados, 5 aceitos em periódicos científicos nacionais e internacionais, 161 trabalhos em anais de eventos, editoração de dez periódicos e três capítulos em livros.

Ela também ajudou a formar três mestres e seis doutores (orientação principal e co-orientação), orientou 53 trabalhos de conclusão de cursos de graduação e 31 de iniciações científicas. Nos últimos três anos, publicou, 18 artigos, 32 resumos em congressos e dois capítulos de livros.

Atualmente, orienta duas teses de doutorado, cinco dissertações de mestrado e quatro alunos de iniciação científica.
Ao longo de sua trajetória, contou com o apoio de agências de fomento à pesquisa, a exemplo da FAPEMA e CNPq, para a execução de pesquisas sobre doenças negligenciadas, como leishmaniose, tuberculose, hanseníase e dengue.

“Espero que os resultados das pesquisas possam nortear a gestão pública no planejamento das ações para o controle destas doenças”, enfatizou a pesquisadora.

Entre os trabalhos desenvolvidos por Arlene, destaque para a pesquisa Aspectos clínico-epidemiológicos da tuberculose no Estado do Maranhão, com o objetivo de investigar a situação da tuberculose no Maranhão.

Para a pesquisadora, conquistar o Prêmio FAPEMA é motivo de grande alegria. “Fiquei muito feliz por ter recebido esse tão importante e renomado prêmio. Costumo dizer que a vida é uma grande aventura, cheia de surpresas e desafios. Este momento corresponde a uma dessas surpresas. Uma surpresa agradável. É um momento de muita emoção que pretendo usar para fazer uma reflexão, analisar a nossa caminhada no passado, avaliar o presente e esboçar planos para o futuro”, disse.

  Categorias: